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Marisa registra aceleração no setor com crescimento superior a 21% da receita líquida no trimestre

Com lucro bruto de R$ 301,4 milhões no período, a Companhia ainda comemora a recuperação do EBITDA do varejo que ficou acima de R$ 33,8 milhões




A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do país, divulgou os resultados do segundo trimestre de 2022 nesta quinta-feira,11. Durante o período, as operações de varejo da Companhia apresentaram melhoras importantes em termos de recuperação de receita, margem bruta, resultado operacional e fluxo de caixa. A receita líquida do varejo totalizou R$ 599,3 milhões, com crescimento de 21,3% no conceito mesmas lojas (Same Store Sales, ou SSS), na comparação com o segundo trimestre do ano passado e de 14% em relação ao mesmo período em 2019. Em lucro bruto, foi registrado R$ 301,4 milhões com margem de 50,3% contra 45,7% no segundo trimestre de 2019. O relatório ainda mostra uma aceleração importante na atividade do setor, com destaque para os meses de abril e maio, com vendas impulsionadas por temperaturas mais frias e pela ótima aceitação da coleção de inverno, além das campanhas promocionais dos Dias das Mães e Namorados.


“Obtivemos ganhos importantes de margem bruta, um resultado dos nossos esforços nas frentes comercial e de gestão de estoque, um trabalho que vem sendo executado desde 2021”, pontua Adalberto dos Santos, CEO da Marisa sobre os resultados. “Estamos cientes de que o segundo semestre de 2022 apresenta desafios derivados do ambiente econômico e calendário atípico com eleições e Copa do Mundo, mas a Companhia segue bastante focada em seu processo de recuperação operacional que tem como prioridade a rentabilização dos canais físico e digital. Acreditamos que, como nos dois primeiros trimestres do ano, haverá a recuperação de vendas com crescimentos robustos de margem derivadas das aperfeiçoamentos na frente comercial, ganhos de eficiência operacional e produtividade em lojas, além da recuperação do Mbank nos garantirão a realização de tais objetivos”, completa, referindo-se aos próximos passos da empresa.


Foi atingida margem bruta acima de 50% para o trimestre com crescimento em todos os meses do período, sendo que em maio ultrapassou o nível de 52%. As necessidades de remarcações ficaram aproximadamente 45% abaixo de 2019.

O EBITDA (ou Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que se traduz por Lucros antes de juros, Impostos, Depreciação e Amortização) do varejo ficou em R$ 33,8 milhões, revertendo prejuízo reportado nos dois relatórios do segundo trimestre de anos anteriores.


Digital

Pioneira no e-commerce, lançado há 22 anos, um dos principais focos de Marisa são as vendas em plataforma digital que seguem em crescimento. Neste trimestre, ele apresentou alta de 86% em comparação com o mesmo período de 2019 e com aumento também de participação nas vendas totais com 9,1% versus 3,7% em 2019.


Mbank

Em setembro de 2021, a Marisa lançou o Mbank, sua plataforma digital de produtos e serviços financeiros. Seu impacto de EBITDA se consolidou como positivo, com uma recuperação importante da operação de varejo – consequência do crescimento nas vendas e margem bruta que resultaram em uma diluição nas despesas operacionais. Tal recuperação, associada à melhora no capital de giro, resultou em uma geração operacional de caixa positiva de R$ 32 milhões no período. O fluxo de caixa também foi reforçado pela emissão de R$ 50 milhões em notas comerciais em maio, assim como a liberação de cash collateral de aproximadamente R$ 40 milhões.

Para conferir a divulgação dos resultados completos do segundo trimestre de 2022 (2T22), acesse: https://ri.marisa.com.br/.



Sobre a Marisa

A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. Com mais de 70 anos, a varejista está presente em todas as regiões do país com 344 lojas. Um dos marcos da Marisa é o icônico slogan “De Mulher para Mulher”, criado nos anos 80, e que até hoje se mantém atual e conectado com o propósito da Companhia, que é fortalecer a autoestima da mulher. Pioneira do setor no e-commerce, a marca oferece moda de qualidade em sua loja virtual há mais de duas décadas e, nos últimos anos, tem focado esforços em se consolidar como a plataforma da mulher. Para isso, a Marisa desenvolveu soluções multicanais a fim de facilitar a vida das consumidoras, como a Sacola de Vantagens e o Clique e Retire. Já em 2021 inaugurou duas Dark Stores, lançou um Marketplace voltado ao público feminino, o Mbank, divisão de produtos e serviços financeiros e repaginou o programa Sou Sócia, iniciativa de apoio ao empreendedorismo feminino. Por fim, apresentou ao público o Universo M, hub de conteúdo com dicas exclusivas sobre moda, beleza, saúde, bem-estar, finanças e causas importantes dentro do universo Marisa.

Agência Lema

Leandro Matulja / Leticia Zioni

Informações para a imprensa:

Ihanna Barbosa ihanna@agencialema.com.br

Evelyn Cristine Maximo evelyn.maximo@agencialema.com.br


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