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Marisa mantém resultados consistentes e atinge patamares similares aos de 2019

Confirmando a recuperação da marca nos canais físicos e digitais, Companhia anuncia resultados do quarto trimestre, período mais relevante de 2021, e consolida novo momento com o conceito #ChegaMais


São Paulo, 16 de março de 2022 - A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do País, divulgou os resultados do quarto trimestre de 2021 na quarta-feira, 16. Durante o período, a recuperação gradativa em todos os principais pilares da operação foi confirmada: a Companhia alcançou vendas totais de R$ 702,2 milhões contra R$656,8 milhões no 4T20 e registrou margem bruta de 47,3%. O Ebitida (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado totalizou R$ 45,2 milhões, o que reflete a reversão dos prejuízos do varejo. Em termos de recuperação de vendas, o quarto trimestre de 2021 foi o período mais relevante, em que, pela primeira vez no ano, a empresa atingiu patamares similares aos de 2019.

Para Marcelo Pimentel, CEO da Marisa, mesmo com todos os desafios impostos pelo ambiente macroeconômico, a recuperação gradativa verificada nos períodos anteriores continuou a ser vista nos principais pilares da Companhia. “Essa recuperação de vendas é uma conquista importante para a Marisa diante das dificuldades enfrentadas com a queda no fluxo de clientes em lojas, principalmente neste momento em que apresentamos a nossa reformulação, o movimento #ChegaMais, que é um convite para que as nossas consumidoras retornem às lojas”, afirma.

A Marisa inaugura o ano com o #ChegaMais, que foi apresentado inicialmente em uma campanha com a proposta de reconectar a marca com suas consumidoras por meio de uma comunicação moderna, clean e com foco total em produto e moda, além de consolidar este momento e a Companhia como a plataforma da mulher.

Digital A plataforma digital teve crescimento de 82,3% comparado ao mesmo período do quarto trimestre de 2019 e participou com um total de 9,6% da receita, contra 5,5% na mesma base de comparação. Neste quarto trimestre o aplicativo Marisa alcançou 15 milhões de downloads. Já o Marketplace, lançado em novembro, mostrou resultados animadores atingindo 6% das vendas digitais com mais de 10 mil produtos e 16 parceiros ativos. A proposta é trazer ainda mais parceiros complementares ao universo feminino em diversas categorias como, beleza, infantil, turismo, acessórios, pet e outros. A expectativa é que a plataforma seja responsável por 20% de toda a venda dos canais digitais da Companhia até o final de 2022, com mais produtos e funcionalidades.

Mbank O Mbank, plataforma financeira lançada em setembro de 2021, apresentou novidades. Durante o 4T21, o Ebitida Mbank registrou uma variação de 26,6% em relação ao mesmo período de 2020, aumentando o valor de R$ 17,7 milhões para R$ 22,4 milhões. Isso, somado à recuperação do varejo, ajudou a rede a atingir o bottom line próximo ao break-even, evolução importante se comparado aos R$ 28,9 milhões negativos do 4T20. Além disso, o Mbank apresentou o seu seguro pet, o Proteção Pessoal e Pet, que oferece cobertura para acidentes pessoais e auxílio dedicado a cães e gatos, com consultas veterinárias emergenciais, hospedagem e assistência funeral, além de cobertura de acidentes pessoais. A novidade é destinada apenas para as clientes do Mbank.

Universo M Lançado em setembro de 2021, o Universo M, plataforma que tem o objetivo de intensificar o processo de transformação digital da Companhia e consolidar o relacionamento da Marisa junto às suas clientes, atingiu quase 11 milhões de acessos (com média de 2 milhões de acessos por mês nos últimos três meses). Em fevereiro de 2022, a marca bateu recorde de acessos em post único desde o lançamento.

Sou Sócia Em dezembro de 2021 a Marisa relançou o programa Sou Sócia e o integrou ao App Marisa. Em pouco mais de 1 ano desde o lançamento em 2020, foram 31,9 mil sócias cadastradas. O objetivo é aumentar cada vez mais a quantidade de mulheres ativas e integrar o programa com as lojas físicas, servindo de ponto de apoio para interação maior com a marca.

Estoques A Companhia continuou evoluindo mesmo com os desafios impostos sobre a cadeia de abastecimento e gestão de estoques. Foram verificadas evoluções mês a mês e trimestre a trimestre, com o principal destaque para dezembro, quando a Marisa atingiu uma margem bruta superior a 51% sem afetar a recuperação de vendas de 2019. Esse resultado se deu por uma administração rigorosa dos volumes produzidos e uma estratégia comercial implementada com antecedência ao mês de Natal, combinadas a uma boa aceitação dos produtos que entraram em comercialização após a Black Friday, com importante redução de 52% de markdowns em dezembro.

Aumento de Capital No início de fevereiro de 2022, a Marisa concluiu o processo de seu aumento de capital iniciado em dezembro de 2021, captando R$ 250 milhões. Como parte da operação, a Companhia ofereceu aos acionistas participantes um bônus de subscrição (exercível entre 15 de setembro a 15 de novembro), que poderá resultar em uma captação adicional de até R$ 250 milhões, dependendo das condições de mercado.

“Em 2022, apesar das incertezas tanto no âmbito econômico quanto no político para o Brasil, a nossa meta é continuar trabalhando para a recuperação dos resultados com melhorias em vendas e rentabilidade, além da retomada de investimentos estratégicos que haviam sido adiados nos últimos dois anos. Acreditamos que o reforço de caixa vindo da robustez dos números e ao recém-concluído aumento de capital, deverão propiciar condições para a implementação dos nossos planos estratégicos, que incluem investimentos priorizando particularmente reformas, abertura de novas unidades e evolução em todas as alavancas como App, Dark Stores, Marketplace e Mbank”, finaliza Pimentel.

Para conferir a divulgação dos resultados de 4T21, acesse: https://ri.marisa.com.br/.

Sobre a Marisa

A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. Com mais de 70 anos, a varejista está presente em todas as regiões do país com 344 lojas. Um dos marcos da Marisa é o icônico slogan “De Mulher para Mulher”, criado nos anos 80, e que até hoje se mantém atual e conectado com o propósito da Companhia, que é fortalecer a autoestima da mulher. Pioneira do setor no e-commerce, a marca oferece moda de qualidade em sua loja virtual há mais de duas décadas e, nos últimos anos, tem focado esforços em se consolidar como a plataforma da mulher. Para isso, desenvolveu soluções multicanais a fim de facilitar a vida das consumidoras, como a Sacola de Vantagens e o Clique e Retire. Já em 2021 inaugurou duas Dark Stores, lançou um Marketplace voltado ao público feminino, o Mbank, divisão de produtos e serviços financeiros e repaginou o programa Sou Sócia, iniciativa de apoio ao empreendedorismo feminino. Por fim, apresentou ao público o Universo M, hub de conteúdo com dicas exclusivas sobre moda, beleza, saúde, bem-estar, finanças e causas importantes dentro do universo Marisa.

Agência Lema Leandro Matulja / Leticia Zioni agencialema.com.br

Informações para a imprensa: Mayara Grosso mayara@agencialema.com.br Ihanna Barbosa ihanna@agencialema.com.br Maria Fernanda Nascimento maria.fernanda@agencialema.com.br

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