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Marisa e Sou de Algodão se reúnem para selar compromisso com práticas socialmente responsáveis

Vice-presidente Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, o vice-presidente comercial e a diretora de marketing da Marisa se reuniram nesta quinta-feira (1) para celebrar a tangibilização da parceria com Sou de Algodão


Crédito: Fábio Chialastri


A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, acredita na força do cuidado e quer fazer sua parte na construção de uma sociedade mais harmoniosa com a natureza. Em agosto, a Companhia comunicou sua parceria com o Sou de Algodão, movimento lançado em 2016 pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), para despertar o consumo responsável da matéria-prima. Nesta quinta-feira, 01 de setembro, houve um encontro de executivos na unidade da Marisa da Av. Paulista, em São Paulo, para selar a união da Companhia e do movimento e celebrar a chegada da nova coleção que tangibiliza a parceria entre os dois lados. O objetivo é estimular a consciência coletiva durante todo o processo de confecção, que começa pela valorização dos profissionais da cadeia e se estende ao diálogo com os usuários finais.


O vice-presidente da Abrapa e representante do Sou de Algodão, Alexandre Schenkel e Silmara Ferraresi, gestora geral do movimento, se uniram aos executivos da Marisa, o vice-presidente comercial Alberto Kohn, a diretora de marketing Christianne Toledo, a coordenadora de sustentabilidade, Nivea Pizzolito e Mariana Fernandez, que é gerente divisional de global sourcing, além da Renata Firmino, gerente de qualidade assegurada. A consultora de moda e influenciadora de moda Thais Farage também esteve presente. Juntos, eles reforçaram a importância de se aliar ao movimento.


"Quando lançamos o movimento, havia uma distância entre o campo e a moda, já que produzimos uma fibra com responsabilidade socioambiental e certificação, mas, na época, ninguém conhecia. Para isso, era necessário informar e chamar a atenção para seus atributos: natural, leve, hipoalergênico, suave e responsável. A presença da matéria-prima, no dia a dia das pessoas, se faz por meio dos produtos; por isso passamos a convidar diversas empresas a fazer parte e a compartilhar o nosso propósito: unir a cadeia, em torno da moda responsável e do consumo consciente", conta Alexandre Schenkel, vice-presidente da Abrapa.


Crédito: Fábio Chialastri/ Da esquerda para direita: Mariana Fernandez, Gerente Divisional de Global Sourcing; Nívea Pizzolito, Coordenadora de Sustentabilidade; Christianne Toledo, diretora de marketing; Alberto Kohn, vice-presidente comercial; Thais Farage, consultora de moda e influenciadora; Alexandre Schenkel, vice-presidente da Abrapa e representante do movimento Sou de Algodão; e, Renata Firmiano, gerente de qualidade assegurada.


“A Marisa passou a integrar a iniciativa com foco em consolidar as boas práticas no mercado da moda e levar para o seu público, capilarizado por todo o território nacional, um modelo de consumo em harmonia com as pautas socioambientais”, pontuou o vice-presidente comercial Alberto Kohn. “Nós conhecemos as nossas consumidoras e sabemos que elas buscam tecidos de qualidade, durabilidade, conforto no contato com a pele e praticidade. Esses atributos encontrados no algodão reforçam a versatilidade e forte presença da fibra na indústria da moda”, completou a diretora de marketing da Marisa, Christianne Toledo.


Depois de ressaltar a importância da valorização e cuidado com uma fibra versátil para o nosso país, que é o quarto produtor mundial de algodão, Christianne Toledo abriu espaço para que a coordenadora de sustentabilidade Nivea Pizzolito, destacasse algumas das ações complementares da Companhia no pilar de sustentabilidade, como o foco em energia renovável.


“Ao fim de 2021, registramos 61% de todo o consumo corporativo atendido com energia limpa e, nós definimos uma meta que esse número suba e alcance 75% em 2023”, lembrou Nivea. Além disso, a coordenadora também citou importantes projetos da área, como por exemplo a parceria com Raízen, Pacto Global da ONU e Instituto Ethos que fazem parte da agenda e planejamento estratégico da Companhia. “Mantemos a sustentabilidade no nosso radar para que a gente trabalhe cada vez mais em harmonia com o meio ambiente”, finalizou.


Para que o pilar de sustentabilidade tenha vigilância permanente, a Marisa investe em um time interno dedicado a compras responsáveis. Junto com uma parceria com ABVTEX, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil, hoje a Companhia audita todos os fornecedores a fim de garantir que eles estejam de acordo com as legislações vigentes.


“Nós auditamos e acompanhamos nossos fornecedores através do PRF, o programa de relacionamento com o fornecedor, que nos auxilia na hora decisão de compra, ou seja, garante que faremos compras de fornecedores que têm seus produtos certificados através da ABVTEX e estão 100% de acordo com regras que protegem meio ambiente e segurança de trabalho”, reforçou Mariana Fernandez, Gerente Divisional de Sourcing da Companhia.


Crédito: Fábio Chialastri/ Alberto Kohn, vice-presidente comercial da Marisa e Alexandre Schenkel, vice-presidente da ABRAPA


No mesmo dia em que o evento ocorreu, a Marisa celebrou com Sou de Algodão a chegada de novas peças às lojas, a tangibilização da parceria em peças de jeans com tags que as classificam como fruto do apoio da Companhia ao movimento. A nova coleção ganha o slogan “Vai Com Moda Consciente” e traz diferentes modelos e versões de jeans, como calças e jaquetas de diversas modelagens e cores.


Também foi destacado a lista de ações incorporadas nas cadeias de confecções dos fornecedores de Marisa. Trabalhando para ceifar parte do impacto no meio ambiente, eles atuam de maneira não uniforme em práticas que trazem um resultado final altamente positivo. “Quando falamos de reciclagem de materiais, podemos destacar que alguns fornecedores chegam a utilizar 90% menos de combustíveis fósseis, alguns inclusive usam os resíduos da estação de tratamento como fertilizantes para a agricultura. Quando falamos em economia de água, temos fornecedores que podem atingir a reutilização de 34 milhões de litros de água, reaproveitamento de 17 milhões de litros com água da chuva e utilização de 50% menos água na produção de viscose”, finalizou Mariana.


Saiba mais sobre a estratégia da Companhia neste pilar aqui.


Acesse fotos com créditos para Fábio Chialastri aqui.


Sobre a Marisa

A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. Com mais de 70 anos, a varejista está presente em todas as regiões do país com 344 lojas. Um dos marcos da Marisa é o icônico slogan “De Mulher para Mulher”, criado nos anos 80, e que até hoje se mantém atual e conectado com o propósito da Companhia, que é fortalecer a autoestima da mulher. Pioneira do setor no e-commerce, a marca oferece moda de qualidade em sua loja virtual há mais de duas décadas e, nos últimos anos, tem focado esforços em se consolidar como a plataforma da mulher. Para isso, a Marisa desenvolveu soluções multicanais a fim de facilitar a vida das consumidoras, como a Sacola de Vantagens e o Clique e Retire. Já em 2021 inaugurou duas Dark Stores, lançou um marketplace voltado ao público feminino, o Mbank, divisão de produtos e serviços financeiros e repaginou o programa Sou Sócia, iniciativa de apoio ao empreendedorismo feminino. Por fim, apresentou ao público o Universo M, hub de conteúdo com dicas exclusivas sobre moda, beleza, saúde, bem-estar, finanças e causas importantes dentro do universo Marisa. Sobre Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, com 84% da safra 20/21 com a certificação ABR.


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Contatos para pautas Sou de Algodão Mariana Torelli - mariana.torelli@viracomunicacao.com.br - (11) 9 6397.6100 Angelo Sastre - angelo.sastre@viracomunicacao.com.br - (19) 98117.3749

Agência Lema

Leandro Matulja / Leticia Zioni


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