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CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli recebem curso de Upcyling patrocinado pela Marisa

Com metodologia elaborada pelo Centro Universitário Belas Artes, iniciativa visa atender 225 pessoas em sua primeira fase, com aulas semanais de moda, corte-costura, sustentabilidade e empreendedorismo

São Paulo, maio de 2023 - A partir do mês de maio, 3 unidades dos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli oferecem a formação Upcycling: Curso de Moda Criativa ― com foco no processo de reutilização sustentável de materiais para produção de novos artigos ―, voltada para moradores das comunidades atendidas pelos equipamentos. Fruto da parceria do Instituto com a rede de moda feminina Marisa e o Centro Universitário Belas Artes, os cursos promovem uma habilitação completa em temas relacionados à moda e empreendedorismo, indo desde noções de corte-costura, design e processos criativos até questões de sustentabilidade e comunicação.


Com duração de 9 meses, os cursos contam com aulas semanais, e pretendem beneficiar 225 pessoas dos CEUs São Pedro / José Bonifácio, Carrão / Tatuapé e Parque Novo Mundo, com idade a partir de 16 anos. As inscrições são realizadas diretamente na secretaria de cada unidade e, em casos de turmas já preenchidas, é possível se cadastrar em filas de espera para possíveis novas vagas. As classes serão compostas por até 15 alunos, e as aulas acontecem em turmas de segunda e quarta; terça e quinta; e aos sábados. No dia 16 de maio, às 17h, acontece uma aula inaugural no CEU Carrão / Tatuapé, com representantes da Marisa e do Centro Universitário Belas Artes; os CEUs São Pedro / José Bonifácio e Parque Novo Mundo realizam palestras de abertura dos cursos nos dias 18 e 19 de maio, respectivamente, também às 17h. Ao final do semestre, haverá ainda um desfile para exibição das peças criadas, e todos os participantes que cumprirem com a carga horária mínima receberão certificados emitidos pelo Centro Universitário Belas Artes.

“Nossa missão é transformar vidas”, afirma o Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli. “E essa transformação passa por ampliar os horizontes das pessoas, criar novas oportunidades. Para nós do Instituto Baccarelli é uma honra poder oferecer um curso tão completo para as populações atendidas pelos CEUs Carrão / Tatuapé, São Pedro / José Bonifácio e Parque Novo Mundo. E é extraordinário ter ao nosso lado instituições que são referência em suas áreas, como a Marisa e o Centro Universitário Belas Artes.”


Patrocinadora da iniciativa, a Marisa vai fornecer 12 mil peças de insumo para os cursos, além de custear profissionais, equipamentos, materiais de aula, participar de palestras e ofertar oficinas de estilo. As doações provêm de peças que não estavam em perfeito estado para venda e endossa o pilar social e sustentável da rede, que desde 2021, busca por iniciativas mais humanas e harmoniosas com a natureza. "A Marisa é uma das marcas que mais entende a mulher brasileira e que valoriza o empreendedorismo feminino e a sustentabilidade da moda. Acreditamos que a moda pode e deve ser sempre reaproveitada, reciclada, repensada, revisitada e com iniciativas como essa, podemos apoiar e contribuir para o desenvolvimento das mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ressignificar peças que seriam descartadas é um uma das importantes frentes que estamos em constante desenvolvimento e faz parte de em um dos nossos pilares de circular fashion na nossa estratégia de sustentabilidade" comenta Nivea Pizzolito, coordenadora de sustentabilidade da companhia.


"Como varejistas da indústria da moda, temos a responsabilidade de incentivar boas práticas socioambientais em toda a cadeia de produção. Desde que implementamos a nossa estratégia de sustentabilidade, que está integralmente ligada à nossa estratégia comercial, estamos comprometidos em caminhar lado a lado com nossas clientes para oferecer meios práticos e acessíveis para o consumo consciente. Em paralelo, trabalhar a gestão de resíduos têxteis em um movimento de aprendizado e oportunidades junto à comunidade tem sinergia com nossa governança em ESG” completa o diretor executivo Alberto Kohn.

Já o Centro Universitário Belas Artes, que abriga um dos mais conceituados cursos de moda do país, será responsável pela metodologia dos cursos. Visando capacitar pessoas da periferia em técnicas de upcycling, a ação tem como objetivo potencializar a inclusão e o empoderamento, bem como criar espaços de negócio sustentáveis ― temas importantes tanto para a Marisa quanto para o Centro Universitário Belas Artes.


Ao longo do curso, 5 objetivos específicos serão perseguidos: sensibilizar o público-alvo em temas-chave da iniciativa, como sustentabilidade e profissionalização; compreender as necessidades e a vocação particular de cada grupo atendido e seus territórios; ensinar os temas de sustentabilidade, moda, identidade, processos criativos, corte costura e design; transformar os insumos em produtos sustentáveis; e empreender, capacitando as mulheres participantes em temas como construção de marca, vendas e negócios.

Totalmente alinhada ao trabalho desenvolvido pelo Instituto Baccarelli, com foco na capacitação e empoderamento, o Curso de Formação em Upcycling mostra o alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) à lista da instituição. Signatário desde 2021 do pacto global da ONU, o Instituto Baccarelli já cumpre 7 ODS, assumindo compromissos para a erradicação da pobreza (ODS 1); erradicação da fome (2); educação de qualidade (4); energia acessível e limpa (7); redução da desigualdade (10); ação contra a mudança global do clima (13); e de parcerias e meios de implementação (17). Agora, aliada à Marisa e ao Centro Universitário Belas Artes, a instituição se qualifica também no 12º ODS: consumo e produção responsáveis. Dentro da estratégia de sustentabilidade de Marisa, os ODS que estão sendo trabalhadas com os pilares estratégicos da empresa são: Boa Saúde e Bem-Estar (ODS 3); Igualdade de gênero (5); Emprego digno e crescimento econômico (8); Redução das desigualdades (10); Consumo e produções responsáveis (12) e Combate às alterações climáticas (13).


Sobre a Marisa

Ser próxima da mulher brasileira e fortalecer a sua autoestima é o propósito da Marisa, reconhecida como a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. São mais de 70 anos de experiência, conhecendo e acompanhando as necessidades femininas, seja pelos canais digitais ou nas lojas físicas distribuídas por todas as regiões do país. O icônico slogan “De Mulher para Mulher”, criado nos anos 80, se mantém atual e conectado com o seu propósito. Pioneira do setor no e-commerce, a Companhia lançou sua loja virtual há mais de duas décadas e, atualmente, tem reforçado o seu objetivo de se tornar a principal plataforma da mulher. A marca se posiciona como um ponto de referência em tendências de moda, conteúdos e serviços relevantes para o dia a dia, como o Mbank, a plataforma financeira da Marisa pensada especialmente para a mulher, o Universo M, hub de conteúdo com dicas sobre moda, bem-estar, finanças e causas, a Sacola de Vantagens, plataforma de benefícios exclusivos que integra as lojas físicas ao aplicativo, entre outras soluções. Avançando no seu projeto de omnicanalidade, a Marisa oferece canais de atendimento digitalizados e integrados. Também fortalece o seu compromisso ESG, investindo em uma moda com boas práticas socioambientais e tem focado esforços para ampliar o seu posicionamento em diversidade e inclusão para parceiros e funcionários, com o objetivo de potencializar os valores da Companhia.

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