top of page

Editora MOL e Marisa lançam parceria que aborda a beleza plural e fortalece autoestima das mulheres

Por meio de dados, atividades e histórias, guia propõe um novo olhar para o corpo feminino e vai gerar doações para o Instituto Maria da Penha e para a Rede Mulher Empreendedora

Ninguém está imune às pressões para corresponder aos padrões de beleza, mas encontrar uma mulher completamente satisfeita com a aparência é um desafio. Uma pesquisa realizada pela Getty Images Visual GPS mostra que 86% das mulheres em todo o mundo desistiram de uma atividade por não se sentirem confortáveis com seu corpo. Neste cenário, o Brasil é o país que mais realiza cirurgias estéticas em escala global, com 1,5 milhão de procedimentos anuais, revela o Censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de 2018.


“Sofria bullying na escola e, com uns 11 anos, para tentar me enquadrar, comecei a fazer uma dieta. Aos 13 anos, cheguei a pesar apenas 35 quilos. Isso chamou a atenção dos meus pais, que, preocupados, me acompanharam no processo de cura”, conta a cineasta Paula Kim, que coordena o Sobre Nossa Visão Distorcida, projeto para jovens com transtornos alimentares. A história dela e de outras mulheres estão reunidas no livro “Já se amou hoje?”, recém-lançado pela Editora MOL, maior editora de impacto social do mundo, em parceria com a Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil.


A publicação explica que a insatisfação feminina com a aparência não é fruto do acaso, mas produto da socialização e da pressão imposta pela mídia e pela indústria da moda. O objetivo de “Já se amou hoje?” é mostrar como o amor-próprio é revolucionário e oferecer um guia para as mulheres abandonarem a busca desenfreada por padrões estéticos inatingíveis. Para isso, o livro propõe três etapas: repensar o significado da beleza, abraçar a pluralidade e cultivar a autoestima.


O livro cita Naomi Wolf, uma das autoras mais emblemáticas no debate acerca da pressão estética sobre as mulheres. “Os padrões de beleza inalcançáveis desmobilizam as mulheres, consumindo tempo, energia, dinheiro, saúde e sonhos delas. Ao invés de nos aprisionarmos odiando nossas formas naturais e tentando nos enquadrar em modelos de perfeição, poderíamos projetar valores que, de fato, nos trouxessem liberdade e felicidade”, escreveu ela em “O mito da beleza”.


Cada corpo é único e conta uma história


Ao ressaltar como cada corpo é único, “Já se amou hoje?” aborda traços naturais como sardas, cicatrizes e estrias e como eles constituem a individualidade. Há também dicas de filmes, séries e músicas sobre empoderamento feminino e exemplos de mulheres revolucionárias como a médica e pesquisadora Nise da Silveira, a escritora Carolina Maria de Jesus e a arquiteta Lina Bo Bardi.


“Este novo trabalho em parceria com a Editora Mol reflete exatamente a mensagem que a Marisa busca transmitir para suas consumidoras. Temos como propósito de marca fortalecer a autoestima da mulher, para que ela possa se expressar da forma que quiser, valorizando toda a sua pluralidade e a diversidade de todos os corpos e belezas. Estamos muito orgulhosos por mais este trabalho com a MOL, que vai continuar impactando milhares de mulheres pelo Brasil”, afirma Erika Petri, Diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Marisa.


Com tiragem de 84 mil exemplares, o livro possui informações, atividades e histórias inspiradoras por meio da pluralidade da beleza, estimulando o autoconhecimento, auxiliando no resgate da confiança e das potencialidades das mulheres. O projeto será vendido nos caixas de todas as lojas físicas Marisa a partir de 15 de julho e custará R$ 4,95. Também será possível adquirir pela internet na Banca do Bem, loja oficial da MOL.


“Esse é mais um projeto que tem o propósito de falar diretamente com o público feminino, buscando trazer referências que nos ajudem a desconstruir mitos que limitam a autoestima e a saúde mental. Faz parte do DNA da MOL se unir a parceiros como a Marisa que acreditam que o setor varejista tem grande poder para difundir conhecimentos que geram impacto social positivo”, avalia a cofundadora da Editora MOL, Roberta Faria.


Parte do lucro adquirido com as vendas do livro, excluindo-se apenas impostos e custos de produção, será revertido para o Instituto Maria da Penha, que atua para a consolidação da Lei Maria da Penha (11.340/06) e para a Rede Mulher Empreendedora, que capacita gratuitamente mulheres de todo o Brasil, fomentando a geração de renda por meio do empreendedorismo e da empregabilidade.


Esta é a terceira parceria da Editora MOL com a Marisa. O primeiro projeto “O Mundo é Seu” compartilhou conselhos, frases otimistas, reflexões de especialistas e histórias inspiradoras de mulheres que transformaram a própria vida. Em março deste ano, foi lançado o livro “Você é fantástica!”, cuja proposta era incentivar a autoestima, o empoderamento feminino e a sororidade.


Ficha técnica

Título: “Já se amou hoje?”

Sinopse: O amor-próprio é revolucionário. Não tem receita mágica. Para se amar mais, é preciso mergulhar em um longo processo de autoconhecimento e viver intensamente quem se é. Neste livro, você encontra o passo a passo para abandonar os padrões, se inspirar em mulheres incríveis e encontrar sua melhor versão!


Formato: 13,3 x 19 cm, 72 páginas

Tiragem: 84 mil exemplares

Preço: : R$ 4,95


Sobre a Editora MOL

A MOL é a maior editora de impacto social do mundo. Fundada em 2007, ela produz livros, revistas, calendários, jogos, álbuns de figurinhas e outros produtos editoriais vendidos em grandes redes varejistas a preços acessíveis, sempre com renda revertida para causas. Os produtos da MOL já doaram mais de R$ 50 milhões para mais de 160 ONGs. Os cofundadores da empresa, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, são empreendedores sociais reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e internacionalmente pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial. Saiba mais em www.editoramol.com.br


Sobre a Marisa

A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. Com mais de 70 anos, a varejista está presente em todas as regiões do país com 344 lojas. Um dos marcos da Marisa é o icônico slogan “De Mulher para Mulher”, criado nos anos 80, e que até hoje se mantém atual e conectado com o propósito da Companhia, que é fortalecer a autoestima da mulher. Pioneira do setor no e-commerce, a marca oferece moda de qualidade em sua loja virtual há mais de duas décadas e, nos últimos anos, tem focado esforços em se consolidar como a plataforma da mulher. Para isso, a Marisa desenvolveu soluções multicanais a fim de facilitar a vida das consumidoras, como a Sacola de Vantagens e o Clique e Retire. Já em 2021 inaugurou duas Dark Stores, lançou um marketplace voltado ao público feminino, o Mbank, divisão de produtos e serviços financeiros e repaginou o programa Sou Sócia, iniciativa de apoio ao empreendedorismo feminino. Por fim, apresentou ao público o Universo M, hub de conteúdo com dicas exclusivas sobre moda, beleza, saúde, bem-estar, finanças e causas importantes dentro do universo Marisa.

Agência Lema

Leandro Matulja / Leticia Zioni

Informações para a imprensa:

Letícia Saraiva leticia.saraiva@agencialema.com.br

Ihanna Barbosa ihanna@agencialema.com.br

Evelyn Cristine Maximo evelyn.maximo@agencialema.com.br


bottom of page