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Raccoon.Monks implementa otimizações no e-com da Marisa a fim de otimizar a experiência do usuário

Agência realizou implementações que trouxeram um ganho de 24% no tempo total de carregamento de página e uma redução de 32% no tempo total de execução de tags para cada evento no site da varejista



São Paulo, fevereiro de 2022 — A agência digital full service Raccoon.Monks realizou uma parceria de sucesso com a Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. Para melhorar a experiência de uso de forma geral, o serviço consistiu em otimizar o e-commerce da marca no tempo de carregamento das páginas e na correção de tags.

Além de melhorar a experiência para a usuária, as mudanças também favorecem o ranqueamento da empresa nos sites de busca. “As melhorias que implementamos são importantíssimas para o SEO [Search Engine Optimization], pois são critérios que o Google estabelece como decisivos na hora de ranquear os sites nas buscas”, informa Giovani Ortolani Barbosa, Especialista de Tags e Tracking da agência. Isso acontece porque a experiência da cliente é, por si só, um fator de alta relevância para o buscador. Ou seja, toda alteração positiva nesse sentido também promove o SEO. O próprio Google já divulgou pesquisas afirmando que 53% das pessoas abandonam uma página que leva mais de 3 segundos para carregar — e cada segundo extra faz a taxa crescer em 20%. “Estamos muito satisfeitos com as melhorias realizadas pela Raccoon.Monks. A Marisa está focando seus esforços na transformação digital, com mais automação nos canais de atendimento e serviços oferecidos. E para que essas mudanças cheguem às nossas consumidoras de forma otimizada, é fundamental que toda a sua experiência seja satisfatória e transmita confiança”, afirma Paula Martins de Oliveira, head de marketing da Marisa.

As métricas aplicadas nesse âmbito de experiência do usuário são chamadas de Core Web Vitals. Foi a partir delas que o time da Raccoon.Monks atuou, focando não apenas na velocidade de carregamento como também na correção de tags através do Google Tag Manager. Em outras palavras, a resposta do e-commerce foi aprimorada para os comandos do internauta e outros detalhes que impactam na usabilidade.

“Além de trabalharmos ativamente nas Core Web Vitals, também resolvemos uma disparidade existente entre algumas páginas do e-commerce”, ressalta Helder Vasconcelos Alves, Supervisor de Data Analytics. “As categorias nativas estavam funcionando de uma maneira diferente de algumas páginas (desenvolvidas em outra tecnologia por um fornecedor terceiro da Marisa). Agora, tudo está alinhado”, explica.


Em uma visão mais técnica, Barbosa explica que “para explorar todas essas necessidades da consumidora, realizamos um mapeamento completo das tags do e-commerce, no qual validamos e alteramos o que era necessário. Além disso, houve uma otimização geral dos scripts previamente instalados, com renovação de bibliotecas, redução de linhas de código e utilização de novas funcionalidades que reduzissem o tamanho geral do container”, conta o especialista.

Resultados

As implementações trouxeram um ganho de 24% no tempo total de carregamento de página e uma redução de 32% no tempo total de execução de tags para cada evento no site. Houve também uma evolução de aproximadamente 15% em melhorias de tarefas que podem influenciar a percepção e fluidez de navegação para as usuárias. Os resultados correspondem às métricas Core Web Vitals e influenciam diretamente no posicionamento orgânico do e-commerce nas pesquisas do Google. “Em conjunto com a Marisa, conseguimos tornar o e-commerce em um canal que vai além de apenas conversões — o configuramos para ser um espaço em que as usuárias tenham uma boa experiência e proximidade com a marca”, pontua Vasconcelos. “A parceria com a Raccoon.Monks está sendo essencial para o nosso momento de transformação. Com essas melhorias vamos poder oferecer mais serviços que facilitem o dia a dia da mulher e deixem a Marisa cada vez mais íntima de suas consumidoras”, completa Paula Martins.

Sobre a Raccoon.Monks

A Raccoon.Monks é uma agência de soluções digitais full service que atua como parceira estratégica em toda a cadeia digital de empresas com diferentes modelos de negócios. Com o cliente ao centro, a empresa atua no modelo 360°, que envolve serviços de marketing digital (SEO, mídia inbound e performance), inteligência de mercado e soluções de infraestrutura como consultoria, mídia programática, brandformance, aplicativos e desenvolvimento de e-commerce na plataforma VTEX. Fundada em 2013 com o nome Raccoon Marketing Digital, a empresa se fundiu, em 2021, ao grupo S4 Capital, holding de publicidade digital fundada por Martin Sorrell, passando a se chamar Raccoon.Monks. Hoje, a agência conta com mais de 1000 funcionários, 200 grandes clientes - entre eles Natura, XP Inc., Google, Nubank, C&A, Grupo Big e YDUQS - e é uma das mais importantes parceiras do Google e Facebook no Brasil. Atualmente, é uma das maiores agências digitais da América Latina e acumula prêmios nacionais e internacionais ao longo dos anos, entre eles, quatro prêmios Google Partner Awards, sendo um deles TOP 3 da América Latina. Mais informações: http://www.raccoon.ag/

Sobre a Marisa

A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. Com mais de 70 anos, a varejista está presente em todas as regiões do país com 344 lojas. Um dos marcos da Marisa é o icônico slogan “De Mulher para Mulher”, criado nos anos 80, e que até hoje se mantém atual e conectado com o propósito da Companhia, que é fortalecer a autoestima da mulher. Pioneira do setor no e-commerce, a marca oferece moda de qualidade em sua loja virtual há mais de duas décadas e, nos últimos anos, tem focado esforços em se consolidar como a plataforma da mulher. Para isso, a Marisa desenvolveu soluções multicanais a fim de facilitar a vida das consumidoras, como a Sacola de Vantagens e o Clique e Retire. Já em 2021 inaugurou duas Dark Stores, lançou um Marketplace voltado ao público feminino, o Mbank, divisão de produtos e serviços financeiros e repaginou o programa Sou Sócia, iniciativa de apoio ao empreendedorismo feminino. Por fim, apresentou ao público o Universo M, hub de conteúdo com dicas exclusivas sobre moda, beleza, saúde, bem-estar, finanças e causas importantes dentro do universo Marisa.

Agência Lema Leandro Matulja / Leticia Zioni agencialema.com.br Informações para a imprensa: Mayara Grosso mayara@agencialema.com.br Ihanna Barbosa ihanna@agencialema.com.br Maria Fernanda Nascimento maria.fernanda@agencialema.com.br

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