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Movimento ModaComVerso reúne grandes varejistas em torno de uma causa comum

Pesquisa inédita realizada pelo ModaComVerso revela preferência do consumidor por marcas comprometidas com causas socioambientais


80% dos entrevistados afirmam que deixariam de adquirir determinado produto de marcas envolvidas em denúncia ou acusação sobre causas sociais


76% estão dispostos a pagar um pouco a mais em produtos de empresas comprometidas com causas socioambientais


48% dos consumidores entrevistados afirmam que preferem produtos de empresas que apoiam causas


O combate ao racismo é a causa de maior relevância que a indústria têxtil deveria promover, seguida do combate ao trabalho forçado



Um levantamento inédito realizado pelo movimento ModaComVerso, liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), revelou tendências de consumo e comportamento do consumidor, elencando as iniciativas socioambientais consideradas mais relevantes na opinião do consumidor.


A pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a consultoria CAUSE, traz dados que confirmam a tendência de questionamento das empresas sobre seu papel social e da crescente consciência do consumidor do impacto de suas escolhas: 48 % dos entrevistados preferem produtos de empresas que apoiam causas.


O levantamento mostra, ainda, que 80% deixariam de adquirir determinado produto porque a marca estava envolvida em denúncia ou acusação sobre práticas sociais.


Além disso, 76% revelaram estar dispostos a pagar um pouco a mais em produtos de empresas comprometidas com causas socioambientais.


Para os brasileiros, o combate ao racismo é a causa de maior relevância que a indústria têxtil deveria promover, seguida pelo combate ao trabalho forçado.


O ModaComVerso surgiu em setembro de 2021 com o propósito de trazer transparência para a moda e aproximar os consumidores das boas práticas das empresas têxteis, buscando destacar, por exemplo, empresas ou marcas que não tem trabalho análogo ao escravo, infantil e de estrangeiro irregular.


“Este Programa é considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade socioambiental, do compliance e da promoção do trabalho digno. Atualmente, mais de 391 mil trabalhadores diretos na produção são beneficiados com seus direitos garantidos e boas condições de trabalho. Por estes motivos buscamos dar visibilidade às empresas que aderem a esta causa, por meio do movimento ModaComVerso, cujo objetivo é fortalecer a percepção e o engajamento do consumidor final à sustentabilidade na moda”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.


Promover a moda consciente é a razão da união de empresas varejistas concorrentes. O ModaComVerso reúne 17 varejistas, 3.715 fornecedores e 16 organizações da sociedade civil comprometidas com boas práticas trabalhistas e com o combate ao trabalho análogo ao escravo, infantil e uso de estrangeiro irregular, além da redução da informalidade do setor, em todos os elos da cadeia de valor da moda. Estas boas práticas são garantidas a partir das auditorias realizadas pelo Programa ABVTEX, que promove o desenvolvimento e monitoramento da cadeia produtiva.


“De acordo com Alberto Kohn, VP Comercial da Marisa, é muito importante a Companhia fazer parte desta iniciativa que auxilia na construção de uma moda mais sustentável no país. “Aqui na Marisa nós temos a missão de sempre estimular a autoestima e o empoderamento das mulheres, seja com nossas consumidoras ou colaboradoras. Parte desse processo é ter um olhar atento para toda a mão-de-obra da cadeia têxtil a fim de garantir as boas práticas trabalhistas. Ao integrar o Programa ABVTEX e o ModaComVerso junto a outros grandes varejistas, nosso objetivo é conscientizar cada vez mais a todos que fazem parte dessa cadeia de produção e confecção, assim como nossas consumidoras, nossos esforços em garantir uma moda socialmente responsável em todos os seus níveis” afirma Kohn.

Além de buscar ampliar a participação de varejistas, fornecedores e apoiadores do movimento, um dos principais objetivos do ModaComVerso é informar e conscientizar o consumidor sobre o seu papel na promoção de uma moda socialmente responsável, uma vez que, ao adquirir um produto de determinada marca, o consumidor contribui diretamente com a manutenção de uma cadeia produtiva socialmente responsável.

O Movimento ModaComVerso surgiu a partir do Programa ABVTEX, criado em 2010, e que desde então conta com mais de 3.715 empresas fornecedoras aprovadas e realizou mais de 46,5 mil auditorias em 636 municípios e 17 estados.


Em 2021, o Programa ABVTEX se tornou a primeira iniciativa brasileira de combate ao trabalho escravo reconhecida pelo Modern Slavery Map, uma ferramenta que destaca globalmente instituições que atuam contra formas de trabalho escravo moderno no mundo. Esse reconhecimento também se traduziu em premiações: em 2018, 2019, 2020 e 2021 recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, atribuído pela Prefeitura de São Paulo; e, em 2018, recebeu o Prêmio de Direitos Humanos, concedido pelo Governo Federal.


Sobre a ABVTEX

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), fundada em 1999, é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, acessórios e artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.


Sobre a CAUSE

A CAUSE é uma consultoria que conecta marcas e organizações às causas do nosso tempo a partir de ações de conscientização, engajamento e mobilização de diversos atores da sociedade por meio de estratégias integradas de comunicação, engajamento e advocacy em torno de causas transformadoras.


Sobre o Instituto de Pesquisa Locomotiva

Fundado por Renato Meirelles, o Instituto Locomotiva transforma resultados de pesquisas em estratégias, conhecimento e ações para que empresas, instituições públicas e organizações do terceiro setor dialoguem com consumidores e cidadãos cada vez mais exigentes.

Sobre a Marisa

A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. Com mais de 70 anos, a varejista está presente em todas as regiões do país com 344 lojas. Um dos marcos da Marisa é o icônico slogan “De Mulher para Mulher”, criado nos anos 80, e que até hoje se mantém atual e conectado com o propósito da Companhia, que é fortalecer a autoestima da mulher. Pioneira do setor no e-commerce, a marca oferece moda de qualidade em sua loja virtual há mais de duas décadas e, nos últimos anos, tem focado esforços em se consolidar como a plataforma da mulher. Para isso, a Marisa desenvolveu soluções multicanais a fim de facilitar a vida das consumidoras, como a Sacola de Vantagens e o Clique e Retire. Já em 2021 inaugurou duas Dark Stores, lançou um Marketplace voltado ao público feminino, o Mbank, divisão de produtos e serviços financeiros e repaginou o programa Sou Sócia, iniciativa de apoio ao empreendedorismo feminino. Por fim, apresentou ao público o Universo M, hub de conteúdo com dicas exclusivas sobre moda, beleza, saúde, bem-estar, finanças e causas importantes dentro do universo Marisa.


Agência Lema

Leandro Matulja / Leticia Zioni

Informações para a imprensa:

Maria Fernanda Nascimento maria.fernanda@agencialema.com.br

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