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Marisa recupera receita e apresenta resultados equivalentes ao período pré-pandemia

Companhia registra receita líquida de R$ 434,8 milhões e lucro bruto do varejo de R$ 205,9 milhões, com margem bruta de 47,4%, com melhorias nos resultados das lojas físicas.

A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do País, divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2022 nesta quarta-feira,11. Durante o período, as operações de varejo da Companhia apresentaram melhorias importantes em termos de recuperação de receita, atingindo o valor líquido de R$ 434,8 milhões, com crescimento de Same Store Sales (SSS) de 48% comparado ao mesmo trimestre de 2021, e praticamente estáveis em relação a 2019. A receita reportada confirma a tendência do trimestre passado, em que a Companhia passou a alcançar patamares similares aos do período anterior à pandemia. Nos primeiros meses de 2022, a Marisa também registrou um lucro bruto do varejo de R$ 205,9 milhões, com margem bruta de 47,4%.


“Temos convicção de que tal performance tem sido impulsionada não somente pela retomada da atividade econômica, mas também por nossa estratégia de melhoria de produto e maior aceitação das coleções”, afirma Adalberto Santos, CEO da Marisa. Segundo ele, apesar dos desafios impostos pelo ambiente macro, principalmente considerando a alta da inflação, taxa de juros e nível de endividamento do consumidor, há uma aceleração da atividade no setor de varejo de vestuário e calçados após o mês de janeiro. ‘’Esta dinâmica pode ser atribuída a combinação de fatores como demanda reprimida ou aumento da procura por itens discricionários de tickets menores, como vestuário. Mesmo assim, acreditamos que as melhorias na execução interna da Companhia têm nos permitido acompanhar o momento positivo para o varejo de moda”, completa.


Digital

A varejista tem focado esforços em seus canais digitais, que seguem apresentando bons resultados. Com a base de comparação de 2021 bastante elevada, as vendas digitais da Marisa permaneceram estáveis em relação ao ano anterior, mas com um aumento de 146,4% comparada a 2019. Os resultados refletem os investimentos em sua transformação digital, consolidada pelo movimento de virada da Companhia, com conceito #ChegaMais. Em seu novo momento, a Marisa está mais próxima de suas consumidoras, ao oferecer maior automação em seus canais de atendimento, como e-commerce, marketplace, Mbank e app Marisa.


Durante o primeiro trimestre, a participação do digital nas vendas totais da Companhia foi de 10,9%, crescimento frente aos 4,2% no mesmo período em 2019, refletindo os impactos da reabertura das lojas físicas. O aplicativo segue apresentando resultados animadores, atingindo 61,4% das vendas do canal digital.


Mbank

O Mbank, plataforma financeira lançada em setembro de 2021, vem apresentando recuperação no pilar de receita e mantém-se bastante eficiente em custos e despesas. A Marisa também destaca que os três pilares do projeto estão praticamente finalizados: branding, estrutura societária e estratégia de portfólio. Neste último, a marca está trabalhando na implementação da carteira digital. A Receita de Juros, líquida de funding, do cartão private label alcançou R$ 49,2 milhões, uma alta de 22,8% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, o que reflete a recuperação gradativa da operação de varejo e fluxo em lojas, que ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia. A participação dos cartões Marisa Co-Branded nas vendas do trimestre ficou em 38,8%, apresentando estabilidade em relação a 2021, com leve queda de 1,6%.


“Em 2022, apesar das incertezas no âmbito político e econômico para o Brasil, estamos focados em dar continuidade às iniciativas que vem melhorando nossas vendas, priorizando rentabilidade no segundo semestre. Acreditamos que este ano a Companhia consiga atingir novos patamares de eficiência operacional e redução de despesas, principalmente na operação varejo, com impactos bastante positivos nos resultados apresentados”, finaliza Santos.


Sobre a Marisa


A Marisa é a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. Com mais de 70 anos, a varejista está presente em todas as regiões do país com 344 lojas. Um dos marcos da Marisa é o icônico slogan “De Mulher para Mulher”, criado nos anos 80, e que até hoje se mantém atual e conectado com o propósito da Companhia, que é fortalecer a autoestima da mulher. Pioneira do setor no e-commerce, a marca oferece moda de qualidade em sua loja virtual há mais de duas décadas e, nos últimos anos, tem focado esforços em se consolidar como a plataforma da mulher. Para isso, desenvolveu soluções multicanais a fim de facilitar a vida das consumidoras, como a Sacola de Vantagens e o Clique e Retire. Já em 2021 inaugurou duas Dark Stores, lançou um Marketplace voltado ao público feminino, o Mbank, divisão de produtos e serviços financeiros e repaginou o programa Sou Sócia, iniciativa de apoio ao empreendedorismo feminino. Por fim, apresentou ao público o Universo M, hub de conteúdo com dicas exclusivas sobre moda, beleza, saúde, bem-estar, finanças e causas importantes dentro do universo Marisa.


Agência Lema

Leandro Matulja / Leticia Zioni


Informações para a imprensa:

Maria Fernanda Nascimento maria.fernanda@agencialema.com.br


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