top of page

Desfiles de moda marcam conclusão de curso de Upcycling promovido em CEUs de São Paulo

Eventos aconteceram nos dias 11, 14 e 15 de dezembro, e apresentaram às comunidades as coleções desenvolvidas pelas participantes; realizado pelo Instituto Baccarelli, curso tem apoio das Lojas Marisa e metodologia pedagógica do Centro Universitário Belas Artes


Alunas de Upcycling: Curso de Moda Criativa do CEU São Pedro / José Bonifácio se preparam para apresentar a coleção em desfile de moda (créditos: Instituto Baccarelli)


Em dezembro, desfiles de moda especiais tomam conta dos CEUs São Pedro / José Bonifácio (dia 11), Parque Novo Mundo (14) e Carrão / Tatuapé (15) – três das 12 unidades sob gestão do Instituto Baccarelli. Os eventos marcam a conclusão do Upcycling: Curso de Moda Criativa, iniciativa do Instituto Baccarelli com apoio das Lojas Marisa e metodologia pedagógica do Centro Universitário Belas Artes, que levou uma formação completa em moda, sustentabilidade e empreendedorismo para as populações atendidas pelas unidades. 


Iniciado em maio, o curso conta com 22 turmas divididas nas três unidades, beneficiando em torno de 130 pessoas – e chega à sua conclusão após 8 meses de muito aprendizado em diversas áreas. Além do ensino de corte e costura, as participantes foram estimuladas a desenvolver processos criativos, estudando formas de ressignificar peças de roupa e criar modelos originais.  


E os desfiles vêm para coroar esse processo: parte do conteúdo proposto pelo curso de design de moda do Centro Universitário Belas Artes, os eventos são ao mesmo tempo o desafio final do curso e a exaltação do empoderamento das participantes. Marcando esse encerramento de ciclo, no dia 15, no CEU Carrão/ Tatuapé, o desfile contará ainda com a participação do Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli, que dará início aos trabalhos com uma apresentação especial.  


"O Upcycling: Curso de Moda Criativa já está transformando a vida das pessoas, e o desfile vem materializar essa transformação", comenta Priscila Melo, gerente de Cultura dos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli. "Estamos ansiosos para ver o quanto nossos alunos e alunas aprenderam e se reinventaram ao longo desse tempo. Será uma celebração desse processo, onde o talento dos participantes é a estrela principal." 


Com o tema “Folclore, Memória Afetiva e Ancestralidade”, as coleções prometem uma celebração das populações atendidas pelos CEUs. Com peças desenhadas para corpos reais, o desfile terá como modelos pessoas das próprias comunidades atendidas, colocando sob os holofotes a diversidade de corpos e faixas etárias. E tudo isso sob o olhar atento das monitoras do Centro Universitário Belas Artes. 


“As alunas da Belas Artes que estão atuando como tutoras do projeto têm desempenhado um papel fundamental na formação dos participantes”, afirma Valeska Nakad, desenvolvedora do curso, designer e diretora criativa de design estratégico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. “Isso comprova a qualidade do ensino de design de moda do Centro Universitário Belas Artes, e a excelência do trabalho aplicado nos CEUs.” Valeska será responsável pela direção criativa dos desfiles, ao lado das fashion stylists Bruna Amsterdam e Tamara Guzmán. 


"A moda pode ser ferramenta de transformação social e nos enche de orgulho ver na prática o resultado de um projeto que, ao dar novo significado para peças de roupa, também trouxe o potencial de ressignificar caminhos e abrir novos horizontes para os participantes. Os desfiles vão coroar o empenho de cada pessoa que se dedicou à participação nas oficinas e fez valer a pena”, afirma Marília Oliveira, Diretora de Gestão de Pessoas, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Marisa.   


Além de promover a formação e o empoderamento das populações de periferia de São Paulo, o projeto ainda se alinha com a lista de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) já desenvolvidos por Instituto Baccarelli e Marisa. Signatário desde 2021 do Pacto Global da ONU, o Instituto Baccarelli cumpre 11 ODS, assumindo compromissos para a erradicação da pobreza (ODS 1); erradicação da fome (2); boa saúde e bem-estar (3); educação de qualidade (4); igualdade de gênero (5); energia acessível e limpa (7); emprego digno e crescimento econômico (8); redução da desigualdade (10); ação contra a mudança global do clima (13); e de parcerias e meios de implementação (17); e, desde o início da parceria com Marisa e Belas Artes, também para consumo e produção responsáveis (12). Dentro da estratégia de sustentabilidade da Marisa, os ODS que estão sendo trabalhadas com os pilares estratégicos da empresa são: Boa Saúde e Bem-Estar (ODS 3); Igualdade de gênero (5); Emprego digno e crescimento econômico (8); Redução das desigualdades (10) e Consumo e produções responsáveis (12). 


Sobre a Marisa 

Ser próxima da mulher brasileira e fortalecer a sua autoestima é o propósito da Marisa, reconhecida como a maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil. São 75 anos de experiência, conhecendo e acompanhando as necessidades femininas, seja pelos canais digitais ou nas lojas físicas distribuídas por todas as regiões do país. O icônico slogan “De Mulher para Mulher”, criado nos anos 80, se mantém atual e conectado com o seu propósito. Pioneira do setor no e-commerce, a Companhia lançou sua loja virtual há mais de duas décadas e, atualmente, tem reforçado o seu objetivo de se tornar a principal plataforma da mulher. A marca se posiciona como um ponto de referência em tendências de moda, conteúdos e serviços relevantes para o dia a dia. Avançando no seu projeto de omnicanalidade, a Marisa oferece canais de atendimento digitalizados e integrados. Também fortalece o seu compromisso ESG, investindo em uma moda com boas práticas socioambientais e tem focado esforços para ampliar o seu posicionamento em diversidade e inclusão para parceiros e funcionários, com o objetivo de potencializar os valores da Companhia.   


Sobre o Instituto Baccarelli 

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 27 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1.400 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.  A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.  Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo. 

Para mais informações, acesse: www.institutobaccarelli.org.br 

Contato: comunicacao.ceus@institutobaccarelli.org.br / (11) 3506-4610 

 

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo  

Fundada em 1925, no contexto da Semana de Arte de 1922, a Belas Artes é uma instituição preocupada em valorizar a diversidade de ideias e em pontuar a importância da arte e da criatividade para seus alunos, colaboradores e comunidade. Tem a missão de criar, produzir e difundir conhecimento através da arte, cultura, ciências humanas e sociais. Pioneira nas áreas de Economia Criativa, a Belas Artes oferece cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres. Nestes 94 anos de existência, a instituição continua a estimular a criatividade, prezar pela liberdade de expressão e busca proporcionar o conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida. 

Saiba mais: http://www.belasartes.br   

 

Serviço: 

Upcycling: Curso de Moda Criativa – Desfiles de Conclusão  

Folclore, Memória Afetiva e Ancestralidade 


 CEU São Pedro / José Bonifácio - Dragão do Mar 

Data: 11 de dezembro de 2023, segunda-feira, 19h 

Endereço: Rua Professora Lucila Cerqueira, 194, Jardim São Pedro, São Paulo/SP 

Faixa etária: livre Telefone: (11) 5990-2212 

 

CEU Parque Novo Mundo - Leônidas da Silva 

Data: 14 de dezembro de 2023, quinta-feira, 19h 

Endereço: Avenida Ernesto Augusto Lopes, 100, Parque Vila Maria, São Paulo/SP 

Faixa etária: livre Telefone: (11) 5990-3373 


CEU Carrão / Tatuapé - Carolina Maria de Jesus 

Data: 15 de dezembro de 2023, sexta-feira, 19h 

Endereço: Rua Monte Serrat, 380, Tatuapé, São Paulo/SP 

Faixa etária: livre Telefone: (11) 5990-3364 

Contato: comunicacao.ceus@institutobaccarelli.org.br / (11) 3506-4610 


Kommentare


bottom of page